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Em Conto de Escola, Machado traz o narrador-personagem Pilar, um menino, aliás, não fica bem claro se ele já é um adolescente, mas acho que não.
Pilar vai relatar um pequeno episódio da sua vida escolar, quando Raimundo, o filho do professor que era meio atrasado na escola, lhe oferece uma moeda em troca do esclarecimento de uma matéria que ele não entendeu.
Vale lembrar que o professor era mais rígido com o seu filho Raimundo e que o mesmo tinha dificuldades de aprendizado. É com base nesse suborno que vai se dar a história.
Durante a troca, digamos assim, Curvelo, um outro aluno decide entregar a relação dos alunos ao professor. E escola naquela época era bem diferente, aliás, Machado relata bem aquela questão da palmatória e tudo mais.
Vocês vão ter que ler para descobrir o que acontece, mas do acontecimento final vai partir aquela crítica das entrelinhas. É na conclusão feita pelo personagem que fica evidenciado duas características dos demais personagens. Enfim, quando vocês lerem, irão entender.
No último post eu não falei da escrita. A escrita, de certa forma, é igual em todos os contos. Somente em Teoria do Medalhão é que a compreensão vai ficar um pouco mais difícil, a narrativa vai ser densa, mas nada que impossibilite o entendimento.
Esse foi o conto de hoje. Espero que de alguma forma vocês estejam se interessando em ler os contos. Talvez a resenha seja desprovida de entusiamo, mas vale muito a pena a leitura dos mesmo.
Espero que tenham gostado. Compartilhem, até a próxima!
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